Cuidados a ter na pre-concepção
Embora a gravidez seja um fenómeno fisiológico e ocorra, muitas das vezes de forma inesperada e sem qualquer tipo de preparação, idealmente a futura mãe deve procurar o seu ginecologista /obstetra ( GO) e fazer alguns exames que permitam minimizar riscos e viver a gravidez da forma mais saudável possível .
Numa mulher sem doenças conhecidas e sem medicação crónica, devem ser realizadas analises «pré-conceptivas» e iniciada suplementação vitamínica nos 3 meses que antecedem o plano de gravidez. Este é o período em que é interrompida a anticoncepção (de forma a estudar o padrão do ciclo menstrual) e se iniciam os cuidados alimentares mais adequados.
De acordo com as recomendações da OMS, deve ser iniciado ácido fólico ( 400 µg/ dia) e nos países indicados ( como Portugal), iodeto de potássio 150mg/dia. O ácido fólico, permite evitar os defeitos do tubo neural fetal (anencefalia/ espinha bífida) e o iodo, adequar a função tiroideia materna e consequentemente também a fetal (o hipotiroidismo fetal, associa-se a atraso mental).
As análises ditas pré-conceptivas, permitem uma avaliação global do estado da mulher em idade fértil, identificar eventuais patologias ( por exemplo anemia ou infeções ativas) e corrigir ou trata-las atempadamente (como o tratamento da anemia ferropénica). Permite ainda identificar a grávida que requer cuidados alimentares extra, como nas situações em que não há imunidade para a toxoplasmose (a maioria dos casos) .
Nesta circunstância, a infeção a toxoplasma nos 3 meses que antecedem a conceção, pode ser tão grave quanto a adquirida no 1º trimestre da gestação, pelo que deve se ter particular atenção na ingestão de alimentos de risco ( saladas mal lavadas, carne mal cozinhada, manuseio das areias de gatos , jardinagem e manipulação de carnes cruas ).
A vacinação contra doenças como a rubéola também pode ser realizada neste período, e a vacinação atempada contra a gripe sazonal também , se a gravidez for decorrer nos meses de Inverno.
A evicção do tabaco e a adoção de um estilo de vida saudável ( como a prática moderada de exercício físico) são também fatores que contribuem para o bom prognóstico da gravidez
Ao fim destes 3 meses de «preparação», o casal pode iniciar as suas tentativas , mantendo , caso engravide a suplementação vitamínica referida , e procurando o seu obstetra para uma 1ª consulta.